Artigo: UNIABES, compromisso de capacitar profissionais para o desenvolvimento de tecnologia e modelos de gestão de saneamento nos municípios brasileiros

17 de junho de 2017 Por admin Off

Por Mário Augusto Bággio

A compreensão e o desejo da ABES em prestar serviço de excelência para o setor de saneamento levou a entidade a desenvolver, em parceria com a Water Database Saneamento Básico Ltda – WDB, empresa especializada na formação de profissionais e na gestão de grandes bancos de dados, o projeto pioneiro no país, a UNIABES, que dentro de poucos dias deve formar as primeiras turmas de profissionais em várias regiões do território brasileiro.

As novas possibilidades que se abrem diante de gestores públicos e todos os profissionais envolvidos nessa grande máquina chamada saneamento básico brasileiro alinha-se às normas estabelecidas em lei que vê na atividade o principal fator de promoção à qualidade de vida da população, na medida em que promove a saúde e previne as doenças.

A aposta na educação andragógica que vem ao encontro da demanda do adulto em conhecer mais, dominar mais a informação, as novas tecnologias e maneiras de aplica-las reza da mesma cartilha dos órgãos normatizadores do saneamento básico no país, como a AESBE, a ABCON e a Assemae, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, por exemplo, que em parceria com a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, desenvolve ações voltadas à melhoria de gestão e da qualidade do saneamento.

Iniciamos essa enriquecedora parceria com dez importantes cursos voltados à capacitação de líderes, gestores e técnicos do setor e obtivemos resposta imediata de interesse das operadoras do saneamento em promover mudanças qualitativas exatamente num momento onde o país enfrenta desafios e precisa apresentar resultados na sua capacidade de planejar e propor metas eficazes nas questões de produtividade e de organização.

Conseguimos em tempo recorde produzir conteúdo de educação à distancia de extrema qualidade para ofertar ao profissional do saneamento básico brasileiro a capacitação necessária para dar o pontapé inicial em um processo que demandará foco, persistência, investimento e planejamento. A WDB, comprometida com a qualidade de seus educadores, produziu 91 aulas com mais de 400 horas de conteúdos referentes às principais necessidades do profissional do setor.

Para nós, da Water Database, participar desse momento histórico do país, numa parceria inédita com a ABES, a quem agradecemos a confiança em nós depositada, representa um desafio da maior importância, é ajudar a ratificar um direito assegurado pela constituição, é, ativamente, ajudar a construir história.

_____________________

Mário Augusto Bággio é sócio gerente da Water Database Saneamento Básico, empresa parceira da ABES na plataforma de cursos da UNIABES.