Despoluição de córregos em áreas urbanas

23 de julho de 2017 Por admin Off

Capacitação gerencial – foco em gerentes, supervisores e técnicos

Sobre o autor:

GILMAR MASSONE, Agrimensor (Esc. Paulista de Agrimensura), Administrador de Empresas (UNISANTANA), Tec. em Estradas e Vias Urbanas (FATEC), Especialista em Engenharia de Saneamento Básico (USP); Gestor Técnico da Unidade de Gerenciamento do Programa Córrego Limpo (SABESP) – Ciclo 2007 a 2015, planejamento e pré-diagnóstico para a despoluição e otimização do sistema de coleta de esgotos da Bacia do Rio Pinheiros, estudos hidrográficos para instalação de UTRs – Unidade de Tratamento de Rios para despoluição do Rio Pinheiros, coordenação e levantamento de dados do sistema de esgotos para despoluição dos córregos na Zona Norte de São Paulo, consultor em recursos hídricos e manejo de águas pluviais em áreas de enchentes (PMSP),  e participante do Núcleo de Esgotamento Sanitário da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária do Instituto de Engenharia.


Este curso EAD dará aos Gerentes, Supervisores e Técnicos do setor de saneamento, envolvidos com a gestão de sistemas de esgotos sanitários e de drenagem urbana, conhecimentos técnico e gerencial para despoluir córregos, a partir da abordagem dos porquês que os córregos urbanos estão poluídos, assim como a estratégia e metodologia para despoluição, visando fornecer aos profissionais de cidades brasileiras quais as técnicas a serem utilizadas. Experiências bem sucedidas em São Paulo, através do Programa Córrego Limpo, serão retratadas. Além de repassar as experiências e conhecimentos de técnicas, abordará também a necessária comunhão de propósitos e de gestão integrada rumo à sustentabilidade que Prefeituras Municipais, empresas operadoras de sistemas de esgotos e a população devem ter. A partir de moderna plataforma didática (E-learning).

Carga horária

O curso estará composto de 08 módulos e 65 horas aula com duração total de 3 meses.

Conteúdo programático

  1. Os caminhos da poluição
  2. Visão geral sobre poluição
  3. Sistema de esgotamento sanitário
  4. Sistema de drenagem
  5. Envolvimento da população
  6. Despoluição de córregos
  7. Metodologia para despoluição
  8. Conhecimento e prática em despoluição
  9. Fluxograma e atividades para a despoluição
  10. Estudo de caso: Despoluição do Córrego Carandiru/Carajás
  11. Detalhamento e definição de bacias e sub-bacias hidrográficas e identificação de córregos cobertos a partir das curvas de nível.

Investimento:

  • Não associado: R$ 1.400,00
  • Associado individual ou empresa: R$ 1.120,00 (20% desconto)

Forma de pagamento: à vista ou no cartão de crédito através do Pagseguro

Pessoa jurídica, inscrições em grupo,  entrar em contato através do e-mail uniabes@abes-dn.org.br

Garanta seu desconto, seja um associado ABES.

Este formulário está em manutenção no momento. Tente novamente mais tarde.