Despoluição de córregos em áreas urbanas
23 de julho de 2017Capacitação gerencial – foco em gerentes, supervisores e técnicos
Sobre o autor:
GILMAR MASSONE, Agrimensor (Esc. Paulista de Agrimensura), Administrador de Empresas (UNISANTANA), Tec. em Estradas e Vias Urbanas (FATEC), Especialista em Engenharia de Saneamento Básico (USP); Gestor Técnico da Unidade de Gerenciamento do Programa Córrego Limpo (SABESP) – Ciclo 2007 a 2015, planejamento e pré-diagnóstico para a despoluição e otimização do sistema de coleta de esgotos da Bacia do Rio Pinheiros, estudos hidrográficos para instalação de UTRs – Unidade de Tratamento de Rios para despoluição do Rio Pinheiros, coordenação e levantamento de dados do sistema de esgotos para despoluição dos córregos na Zona Norte de São Paulo, consultor em recursos hídricos e manejo de águas pluviais em áreas de enchentes (PMSP), e participante do Núcleo de Esgotamento Sanitário da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária do Instituto de Engenharia.
Este curso EAD dará aos Gerentes, Supervisores e Técnicos do setor de saneamento, envolvidos com a gestão de sistemas de esgotos sanitários e de drenagem urbana, conhecimentos técnico e gerencial para despoluir córregos, a partir da abordagem dos porquês que os córregos urbanos estão poluídos, assim como a estratégia e metodologia para despoluição, visando fornecer aos profissionais de cidades brasileiras quais as técnicas a serem utilizadas. Experiências bem sucedidas em São Paulo, através do Programa Córrego Limpo, serão retratadas. Além de repassar as experiências e conhecimentos de técnicas, abordará também a necessária comunhão de propósitos e de gestão integrada rumo à sustentabilidade que Prefeituras Municipais, empresas operadoras de sistemas de esgotos e a população devem ter. A partir de moderna plataforma didática (E-learning).
Carga horária
O curso estará composto de 08 módulos e 65 horas aula com duração total de 3 meses.
Conteúdo programático
- Os caminhos da poluição
- Visão geral sobre poluição
- Sistema de esgotamento sanitário
- Sistema de drenagem
- Envolvimento da população
- Despoluição de córregos
- Metodologia para despoluição
- Conhecimento e prática em despoluição
- Fluxograma e atividades para a despoluição
- Estudo de caso: Despoluição do Córrego Carandiru/Carajás
- Detalhamento e definição de bacias e sub-bacias hidrográficas e identificação de córregos cobertos a partir das curvas de nível.
Investimento:
- Não associado: R$ 1.400,00
- Associado individual ou empresa: R$ 1.120,00 (20% desconto)
Forma de pagamento: à vista ou no cartão de crédito através do Pagseguro
Pessoa jurídica, inscrições em grupo, entrar em contato através do e-mail uniabes@abes-dn.org.br
Este formulário está em manutenção no momento. Tente novamente mais tarde.